sábado, 15 de dezembro de 2012

Sinagoga Maimônides, Alexandria, Egito


Sinagoga Maimônides, Alexandria, Egito

Moisés Maimônides foi um filósofo, rabino, legislador e médico. Apesar de ter nascido no mítico paraíso multicultural de al-Andalus (a Península Ibérica sob domínio muçulmano), ele teve que fugir aos treze anos por conta de perseguições religiosas. Durante mais de uma década sua família vagou pelo sul da Península Ibérica e norte da Africa em busca de um local seguro,até encontrar refúgio no Egito, sob domínio do curdo Saladino.

Quando o sultão Saladino assumiu o poder, no fim do século XII, houve uma revolta dos muçulmanos xiitas contra ele e, ao mesmo tempo, a população judaica do Iêmen foi perseguida e houve tentativas de conversão forçada. Além disso, um judeu convertido ao Islã passou a pregar contra os judeus e um falso messias apareceu. A moral do povo judeu estava acabada. Vendo isso, um estudioso iemenita escreveu a Maimônides pedindo ajuda. Ele respondeu em diversas cartas que ficaram conhecidas como Iggeret Teiman (Epístola ao Iêmen). Em um trecho das cartas Maimônides escreve: 

"... Por causa dos nossos pecados Deus nos colocou no meio deste povo, da nação de Ismael [isto é, os muçulmanos], que nos perseguem severamente e que elaboram maneiras de nos prejudicar e de nos humilhar .... Nenhuma nação foi mais prejudicial a Israel. Nenhuma conseguiu igualar a degradação e a humilhação que eles nos impingiram. Ninguém foi capaz de nos reduzir como eles têm feito .... Nós temos suportado a degradação, suas mentiras e seus absurdos, que estão além do poder humano suportar .... Nós fizemos como nossos sábios - de abençoada memória - nos instruíram, suportando as mentiras e absurdos de Ismael .... mas apesar de tudo isso, não somos poupados de sua ferocidade, de suas iniqüidades e de seus repentinos ímpetos violentos. Pelo contrário, quanto mais sofremos e tentamos nos conciliar com eles, mais eles optam por nos agredir."

Essa é uma afirmação extremamente forte, ainda mais considerando que Maimônides sabia da violência antijudaica dos cruzados na Europa.

__________________________________________
Há alguns dias atrás, foi descoberto que o muçulmano encarregado de guardar a sinagoga da foto, que leva o nome de Maimônides - e onde ele rezava antes de se mudar para cidade de Fostat - se apossou da propriedade e que impede o acesso dos verdadeiros donos.

Muslim caretaker takes over Alexandria community  

Nenhum comentário: