terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Os palestinos são descendentes dos cananeus "


MITO
"Os palestinos são descendentes dos cananeus e estavam na Palestina muito antes dos judeus".

FATO
Essa alegação é contrária à todas as evidências históricas. Os cananeus desapareceram da face da Terra três milênios atrás.

Sherif Hussein, o guardião dos Lugares sagrados islâmicos na Arábia Saudita, afirmou que os "antepassados dos palestinos ​só ocupavam a área [Palestina] ​nos últimos 1.000 anos.1 Os próprios palestinos reconheceram que sua chegada na região veio muito tempo depois da dos judeus. Em depoimento perante o Comitê Anglo-Americano, em 1946, eles reivindicaram uma ligação de 1.000 anos com a Palestina..2


Ao longo dos últimos 2.000 anos, invasões maciças (como as Cruzadas, por exemplo) mataram a maior parte dos habitantes da região. Migrações, pragas e desastres naturais também foram responsáveis pela substituição das populações locais. Durante o mandato britânico, centenas de milhares de árabes emigraram de países vizinhos e hoje são considerados palestinos.

Por outro lado, nenhum historiador sério contesta a ligação de mais de 3.000 anos de idade dos judeus com a terra de Israel, ou relação do povo judeu com os antigos hebreus.


1 - Al-Qibla, (March 23, 1918), quoted in Samuel Katz, Battleground-Fact and Fantasy in Palestine, (NY: Bantam Books, 1977), p. 126. 
2 - British Government, Report of the Anglo-American Committee of Enquiry, 1946, Part VI, (April 20, 1946).

Nenhum comentário: